Sergio Tannuri
  • Sobre
  • Vídeos
  • E-books
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato
ENVIE O SEU CASO
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos Resultados
Sergio Tannuri
  • Sobre
  • Vídeos
  • E-books
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato
ENVIE O SEU CASO
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos Resultados
Sergio Tannuri
Nenhum resultado encontrado
Ver Todos Resultados
Início Dúvidas Frequentes

Telefonia fixa e móvel

Telefonia fixa e móvel

Se o meu aparelho celular for clonado, a operadora tem o direito de exigir que eu compre outro aparelho e troque de número?

Não! O consumidor não pode pagar por uma falha da prestadora de serviços, que é responsável pelos seus atos (art. 14 do CDC). Quando um celular é clonado, fica evidente que a segurança oferecida ao consumidor está aquém do que deveria, portanto, as consequências dessa falha e os prejuízos sofridos pelo usuário da linha devem ser assumidos pela operadora telefônica. Quando a troca do número se torna necessária e iminente, a operadora tem a obrigação de arcar, entre outras despesas, com o novo aparelho e como os possíveis prejuízos apontados pelo usuário em razão da troca do número.

Quais os meus direitos quando, na conta de telefone, aparecer registros de ligações que não fiz?

O primeiro passo é ligar no SAC da operadora telefônica e contestar as chamadas não efetuadas por você, solicitando que a linha seja checada e regularizada. Também, peça à prestadora que seja emitida uma nova via da conta, sem as chamadas e/ou serviços que você não reconheceu. O consumidor deve registrar a reclamação, requerendo e anotando o número do protocolo de atendimento. É por este número que o cliente poderá acompanhar e saber o resultado da apuração de seu caso. Na sequência, a operadora deverá dar uma resposta oficial sobre a reclamação do cliente no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da contestação. Se você já pagou valores cobrados indevidamente, terá direito ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais. O valor deverá ser devolvido, a sua escolha, na próxima conta (pós-pago) ou por meio de créditos com validade mínima de noventa dias (pré-pago) ou por pagamento via sistema bancário.

Consegui uma promoção no trabalho e serei transferida para outro estado. Posso fazer portabilidade do meu número de telefone?

Infelizmente, não. A portabilidade somente é possível dentro da mesma área de registro, ou seja, âmbito estadual. No caso da telefonia fixa, este procedimento só é permitido dentro da mesma Área Local. A portabilidade está descrita nos Artigos 7º, I, e 8º, I, do Regulamento Geral de Portabilidade, aprovado pela Resolução nº 460, de 19 de março de 2007.

Fiz uma reclamação junto à operadora e já faz dias que não resolveram o meu problema. Qual o prazo para o atendimento ao consumidor?

De acordo com os Artigos 8º e 9º da Resolução nº 632/2014, da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, as informações solicitadas pelo consumidor têm que ser prestadas de imediato e suas reclamações resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis, a partir da formalização do pedido. No que diz respeito às solicitações de serviços que não puderem ser efetivados de imediato, esses devem ser realizadas em até 10 dias úteis, a contar do recebimento da reclamação, exceto para solicitações de instalação, reparo ou mudança de endereço que devem atender o prazo da regulamentação específica. (Fonte: ANATEL – Fundamentação Legal: Arts. 8º e 9º da Resolução nº 632/2014 da Anatel).

Tags: Direito do ConsumidorInternetTelefone fixoTelefone MóvelTelefonia
Compartilhamentos53EnviosTweets33

Posts Relacionados

Desconto no preço à vista
Dúvidas Frequentes

Desconto no preço à vista

Cheque pré-datado, cheque caução, cheque recente
Dúvidas Frequentes

Cheque pré-datado, cheque caução, cheque recente

Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Cartão de Loja
Dúvidas Frequentes

Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Cartão de Loja

Garantia do produto ou serviço
Dúvidas Frequentes

Garantia do produto ou serviço

Veja Mais
Próximo
Desconto no preço à vista

Desconto no preço à vista

SIGA NAS REDES

  • 1.6k Fãs
  • 4.6k Seguidores
  • 2.4k Inscritos

ENVIE SEU CASO

POSTS MAIS LIDOS

  • Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Cartão de Loja

    Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Cartão de Loja

    164 interações
    Compartilhamentos 66 Tweets 41
  • Saiba como se prevenir do golpe do boleto falso ou indevido.

    192 interações
    Compartilhamentos 77 Tweets 48
  • Saiba o que muda após fim do seguro DPVAT

    151 interações
    Compartilhamentos 60 Tweets 38
  • Desconto no preço à vista

    131 interações
    Compartilhamentos 52 Tweets 33
  • Cheque pré-datado, cheque caução, cheque recente

    212 interações
    Compartilhamentos 85 Tweets 53
Sergio Tannuri

Criação: Logic Arts

Mapa do site

  • Sobre
  • Vídeos
  • E-books
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato

Siga nas redes sociais

Nenhum resultado encontrado
Ver Todos Resultados
  • Sobre
  • Vídeos
  • E-books
  • Dúvidas Frequentes
  • Contato

Criação: Logic Arts

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Criar nova playlist